PORTUGUESES COM MÁ QUALIDADE DE SONO
No primeiro estudo nacional sobre sonolência ao volante com representatividade dos condutores portugueses, verificou-se que 12% dos condutores já adormeceu ao volante enquanto conduzia. Esta é uma das conclusões do estudo “Sonolência dos Automobilistas Portugueses”* realizado pela Associação Portuguesa do Sono. O estudo faz parte da campanha “Conduzir com sono pode matar” que assinala o Dia Mundial do Sono (18 Março).
No último ano, 23% dos condutores portugueses experienciou, pelo menos uma vez, uma situação de sonolência ao volante e 3% chegaram mesmo a enquanto conduziam. Estes caracterizam-se por serem mais homens, com idades entre os 25 e os 34, pertencentes a status sociais mais elevados, residentes na grande Lisboa, com alto risco de apneia e com uma má qualidade de sono.
Devido à sonolência ao volante, 2.3% dos condutores portugueses teve um acidente ou quase teve um acidente. Em termos absolutos 19 condutores inquiridos quase tiveram um acidente e 6 condutores tiveram pelo menos um acidente no último ano devido ao sono.
Site da APS: www.apsono.com
Sem comentários:
Enviar um comentário