SEJAM BEM VINDO

ESTE BLOG TEM O FOCO DE ANUNCIAR E PROCLAMAR A PALAVRA, LEVAR ADIANTE O IDE DO SENHOR, QUE CADA LEITURA VENHA TE AJUDAR EM SUA VIDA ESPIRITUAL.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

quem é?, de onde veio?, para onde vai?


um certo jovem, incumbido na faculdade de elaborarum texto filosofico, afastou - se da correria da cidade para zona rural, a fim de poder refletircom mais tranquilidade, sentado em baixo de uma frondosa arvore - com aquela pose de pensador, parecendo rodin no seu bronze - pos - se a arrazoar sobre as três grande sindagações da filosofia: Quem sou? De onde vim? para onde vou?

apesar de essas questõesatravessarem milenios, alimentandoa dialetica dos grandes pensadores, o jovem ( que fora orientado em seu curso questionado )não se cansava de perseguir resposta, ainda que não fossem comclusivas.Ele não tinha a ambiciosa pretençãode onter respostadefinitivas, mas elas aguçavam mais e mais o seu senso critico.

apois fazer alguns apontamentosacerca do que pensara, avistou no oriente uma pessoa que rapidamente se aprossimava.Era um homemcom uma aparenciamuito simples, trajando camisa xadrez.

- bem desgastada - e calça de tergal. O rosto dele, sombreado pelo chapéu de palha, apresentava visivelmentesofrida pela ação do sol. Os seus pés descalços e uma enxada sobre o ombro direito completavam o quadro.
- bão dia - disse o homem.
- bom dia -respondeu o academico.
curioso, ao ver tantos livros espalhados, o trabalhador do campo perguntou ao universitario:
- o sinhô é dotô?
a pergunta soou um pouco inocente para o jovem, que respondeu, segurando - se para não dar uma gargalhada:
- ainda não...
- devi di sê priciso istudá muito pra modi sê dotô. nós da roça num sabemo assiná nem o nome - insistiu o sertanejo na conversa.
o rapaz, então, resolveu fazer uma brincadeira:
- para se torna um doutor basta apenas responder três perguntas: quem é você? de onde veio?para onde vai?
admirado com o que acabar de ouvir, o roceiro respondeu :
- o sinhô deve di tá brincando, quem é que num sabe respondê isso? inté os meninos piqueno sabe disso. Sou o zé cipriano, venho da roça e vou pra casa armoçá. O sinhô num sabe isso não, dotô?

essa historinha mostra que o fato de alguem ser um academico não lhe confere capacidade para responder s tais perguntas. Há muitos mitos teoricos, que, devido as sucessivas que foram abordados, cristalizaram - se, transformando - se em "verdade" inquestionaveis.

é extranho o faot de pessoas que são produtos de caso. A negação da humanidadedo homem provem da falta de pensardo que abraçaram uma crença absurda e ultrajante, que só gera um sentimento depresciativo da humanidade, uma negação de sua origem e de seu proposito.

como concenber que o universo e a propria vida. com toda a sua complexidade, são resultado de uma involuntaria reação quimica em um lago romordial? bem mais simples, porem logica, coerente e exequivel, é abrir mente e olhos, e reconhecer, anteas evidencias, a nossa honrosa projeção por um criador, e a necessidade urgente de nos relacionarmos com ele.
a pergunta inquietante é: PARA ONDE VOCÊ?
jesu cristo, o unico salvador, disse: entrai pela porta estreita, porque larga é a porta que conduz a perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque extreita eé a porta, e apertado é o caminho que leva a vida, e há que a encontraram.

Sem comentários: