SEJAM BEM VINDO

ESTE BLOG TEM O FOCO DE ANUNCIAR E PROCLAMAR A PALAVRA, LEVAR ADIANTE O IDE DO SENHOR, QUE CADA LEITURA VENHA TE AJUDAR EM SUA VIDA ESPIRITUAL.

sexta-feira, 18 de março de 2011

12 % dos Portugueses já adormeceram no volante

PORTUGUESES COM MÁ QUALIDADE DE SONO



No primeiro estudo nacional sobre sonolência ao volante com representatividade dos condutores portugueses, verificou-se que 12% dos condutores já adormeceu ao volante enquanto conduzia. Esta é uma das conclusões do estudo “Sonolência dos Automobilistas Portugueses”* realizado pela Associação Portuguesa do Sono. O estudo faz parte da campanha “Conduzir com sono pode matar” que assinala o Dia Mundial do Sono (18 Março).

No último ano, 23% dos condutores portugueses experienciou, pelo menos uma vez, uma situação de sonolência ao volante e 3% chegaram mesmo a enquanto conduziam. Estes caracterizam-se por serem mais homens, com idades entre os 25 e os 34, pertencentes a status sociais mais elevados, residentes na grande Lisboa, com alto risco de apneia e com uma má qualidade de sono.

Devido à sonolência ao volante, 2.3% dos condutores portugueses teve um acidente ou quase teve um acidente. Em termos absolutos 19 condutores inquiridos quase tiveram um acidente e 6 condutores tiveram pelo menos um acidente no último ano devido ao sono.

Site da APS: www.apsono.com

Sem comentários: